Desde sua estreia em dezembro de 2019, Crash Landing On You cativou o público com sua história de amor intercoreana. No entanto, um dos aspectos interessantes da série foi a presença de Product Placement (PP), uma técnica de publicidade que consiste na inclusão de produtos ou marcas nos roteiros de programas de televisão ou cinema.

O drama, de fato, apresentou vários casos de PP, que variam desde alimentos, bebidas, produtos de beleza, até mesmo roupas e acessórios. Por exemplo, no episódio 5, a personagem principal, Yoon Se-ri, aparece tomando café laranja da marca Maxim, enquanto que a marca de cosméticos Sulwhasoo aparece na rotina de cuidados com a pele da personagem.

A presença de PP em Crash Landing On You não é uma surpresa, já que este é um método amplamente utilizado na televisão coreana. Na verdade, o PP é tão comum em programas de televisão que muitas vezes é difícil distingui-lo da narrativa propriamente dita. Entretanto, em Crash Landing on You, o PP é notável por sua alta frequência e pelo contexto em que ele é apresentado.

Como resultado, o PP em Crash Landing On You teve um impacto significativo na cultura coreana. Um exemplo disso é a popularidade da marca de roupas suíça Omega, que foi exibida repetidamente nos pulsos dos personagens durante a série. De acordo com um artigo publicado na Korea JoongAng Daily, a loja central de Seul da Omega registrou um aumento de 83% nas vendas em janeiro de 2020.

Além disso, a presença de produtos familiares em programas de televisão pode levar o público a se sentir mais conectado com o programa. De acordo com pessoas que trabalham no setor, o PP tem como objetivo fazer com que o produto pareça natural em um ambiente familiar e, assim, incentivar a compra.

Por outro lado, há quem argumente que o PP faz com que os programas de televisão sejam mais comerciais e menos artísticos. Alguns críticos também afirmam que o PP pode prejudicar a integridade dos roteiros, já que os escritores devem acomodar produtos em suas histórias. No entanto, há outros que defendem que o PP é simplesmente uma prática empresarial normal na indústria do entretenimento.

Em conclusão, a presença de PP em Crash Landing On You destaca a influência da publicidade na cultura coreana. Enquanto alguns argumentam que o PP prejudica a integridade do programa, outros apontam que é uma prática empresarial normal na indústria do entretenimento. O que é inegável é a capacidade do PP em aumentar a vendas de produtos, bem como a conexão entre o público e a programação de televisão.

Por fim, é interessante notar como o PP se tornou uma estratégia eficiente de marketing na cultura coreana, especialmente em um drama tão aclamado quanto Crash Landing On You.